Páginas

sábado, 13 de dezembro de 2014

LUZ PARA TODOS CHEGA NAS PRIMEIRAS COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE ATALAIA DO NORTE



Foto tirada na comunidade de Conceição
O último dia 10 de Dezembro de 2014, foi um dia histórico para as dezenas de famílias que moram nas comunidades, de Conceição e São João com localização no Rio Javari.  
A expectativa dos moradores era imensa pra ver definitivamente a energia elétrica ligada para as duas comunidades, e os comunitários que há anos viviam na dependência de geradores de energia ou de lamparinas agora já estão usufruindo da energia elétrica.   
O prefeito de Atalaia do Norte Nonato Nascimento Tenazor, o vereador Eliudo e toda comitiva do prefeito e comunitários vivenciaram juntos este momento de inclusão social de dezenas de famílias, que passaram a ter energia elétrica 24 por dia. A energia vem direto da rede elétrica da BR-307, a rede elétrica passa primeiro pela comunidade de Conceição e segue para a comunidade de São João, com um percurso de 14 quilômetros de postes e fiação. Com a chegada do fornecimento de energia elétrica nessas duas comunidades tornou possível, o acesso aos aparelhos eletrônicos que estava encostados e que raramente eram usados, esse benefício vai tornar possível o acesso também ao uso de tecnologias que em breve aumentara a produtividade rural e garantir renda ás famílias.       
Foto tirada na comunidade de São João 
O Programa Luz Para Todos é um programa federal, que tem contado com a contrapartida da Prefeitura de Atalaia do Norte para ser executado e assim levar o benefício da energia elétrica as comunidades rurais. Para que o benefício chegue as famílias é preciso superar alguns desafios logísticos como grandes distâncias, lagos, florestas e dificuldades com transporte. A contrapartida da Administração do Prefeito Nonato Nascimento Tenazor é para minimizar as dificuldades na instalação de redes e a logística da operação. Vale ressaltar que o desmatamento da picada por onde passa a rede elétrica, foi feita pelos próprios moradores das duas comunidades (Conceição e São João), o prefeito optou deixar os próprios moradores das comunidades fazer o desmatamento da picada da rede elétrica, para que fosse gerado renda nas comunidades beneficiadas pelo luz para todos.