O nível do rio Javari não pára de subir e já está perto de alcançar a marca da enchente dos anos passados segundo o relatório da Defesa Civil Municipal de Atalaia do Norte. A prefeitura através da Defesa Civil está distribuindo madeira, para as famílias que estão com suas casas invadidas pelas águas, já que muitas dessas famílias não tem pra onde ir, e é por elas preferível fazer passarelas dentro da casa e continuar ali mesmo até que o nível do rio baixe.Outras famílias já foram ou estão quase sendo expulsas de suas casas pela enchente.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, José Marcio, eles estão trabalhando os cadastros das famílias que são vitimas direta da enchente, para o mais rápido possível receberem os possíveis benefícios do governo. A Defesa Civil municipal está fazendo diariamente o monitoramento das áreas de risco.
O porto da cidade está submerso as águas do Rio Javari e se o rio continuar enchendo desta forma a Orla Turística também será invadida pelas águas.
O Ponto dos Motos Taxistas está no fundo, em vez de estacionamento de moto, agora o ponto dos Motos Taxistas está sendo usados como estacionamento fluvial, os canoeiros estão encostando sua canoas no ponto.
A Feira Municipal que normalmente tem três ruas de acessos agora está cercada pelas águas podendo se continuar o nível do rio se elevando também ser invadida pelas águas. Para chegar ate a feira as pessoas tem como opção a Rua Teófilo Brasil e a Marcolino de Melo. Na mesma situação está o Mini Shopin da cidade quase isolado devido à enchente.
A enchente já deu as caras também em uma das ruas do centro da cidade. A Rua Cunha Gomes na parte mais baixa já está sendo invadida também invadida pelas águas.
Muitas famílias moradoras da Ponte Marinho Alencar, estão sobre o estado de alerta devido o nível crescente da enchente.
Na estrada do Boia a enchente é bem mais visível, pois parte da estrada de acesso está tomada pelas águas.
Rua rumo à Portelinha
A única rua de Acesso à Portelinha foi a primeira rua a ser interditada pela enchente, em alguns trechos da via a água já chega a mais de metro de fundura e varias casas estão com seus assoalhos dentro d´água, mais as famílias continuam em suas casas mesmo nesta situação, é que muitos estão fazendo um segundo piso bem acima do nível da água para espera o nível do rio baixar.
Com a chegada das chuvas aumenta o risco da população, exposta às enchentes, contrair leptospirose. A doença é infecciosa, podendo levar a um quadro grave, inclusive á morte, e é causada por uma bactéria chamada leptospira, a qual é iliminada no ambiente pela urina de ratos. Em situações de enchentes, a urina dos ratos, presente em bueiros, mistura-se na água e à lama, elevando o risco do contato humano com a bactéria.
Redação: Wellington Carvalho